Liderança e Participação Política

Em todas as esferas da sociedade, a participação das mulheres e sua liderança estão comprometidas. A participação política das mulheres é um passo fundamental na direção da reformulação das condições econômicas, políticas e sociais para permitir oportunidades iguais para homens e mulheres.

A liderança política pode ser uma força de opressão e conflito, independente do gênero político. Como destaca a Resolução de 2011 sobre participação política das mulheres da Assembleia Geral da ONU, “mulheres em todas as partes do mundo continuam a ser marginalizadas na esfera política, muitas vezes como resultado de leis discriminatórias, práticas, atitudes e estereótipos de gênero, baixos níveis de educação, falta de acesso à saúde e também pelo efeito desproporcional da pobreza nas mulheres ” .

A agenda da diretoria de Políticas para as Mulheres da CNTC apoia as atividades da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), além de diversas organizações que lutam pela igualdade de gênero e e pela participação das mulheres na política.

Para o sistema CNTC, propomos:

  • Garantir cota de pelo menos 30% para as mulheres nas diretorias dos sindicatos, federações
    e confederações;
  • Criar cursos de capacitação de participação da mulher na política, a ser ministrado pela SPM, para eleger mulheres comprometidas com as questões de gênero;
  • Instituir campanhas de conscientização dos homens pelos direitos das mulheres.